Mestrado e Doutorado

 

Disciplinas Obrigatórias

 

Econometria (60 horas, 4 Créditos) *

Ementa: Modelo clássico de regressão múltipla: especificação e estimação; Inferência e predição; Multicolinearidade; Heterocedasticidade; Autocorrelação; Erros de Especificação, Autorregressão e Equações Simultâneas. Introdução à regressão com variáveis defasadas; Introdução à modelos de séries temporais; Introdução à modelo de dados em painel; Introdução à modelos com variáveis dependentes discretas/ Variáveis Dummies.

 

Economia Política (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Análise da teoria econômica Marxista, tendo como referência principal a obra O Capital em sua integridade, Livros I, II e III. Parte-se de um debate do método dialético em Marx para sedimentar a apresentação dos conceitos fundamentais presentes no livro I. Em seguida serão abordados outros temas presentes nos livros seguintes: circuitos do capital, esquemas de reprodução, concorrência, baixa tendencial da taxa de lucro e crises. A teoria do crédito e do capital financeiro será objeto de uma Leitura mais atenta. Outras obras complementares serão analisadas. 

 

Estágio de Docência (30 horas, 2 Créditos)**

Ementa: Esta disciplina é regulamentada pelo regimento do curso como obrigatória para os discentes que receberem bolsa de mestrado - principalmente os bolsistas da CAPES - e visa permitir que o discente do mestrado em economia atue no ensino de graduação, dentro de sua área de atuação, auxiliando o professor de uma disciplina do curso de Ciências Econômicas da UFPA. Ressalta-se o Estágio à Docência é definido pelo Parágrafo Único do Artigo 43 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu - UFPA.

 

Macroeconomia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Macroeconomia pré-Keynesiana, Keynes, Kalecki, A Síntese neoclássica, Os novos clássicos, Novos Keynesianos, a Nova Síntese Neoclássica.

 

Macroeconomia II (60 horas, 4 Créditos)*

Ementa: Crescimento econômico e desenvolvimento; Acumulação e crescimento econômico; Crescimento econômico sob condições de abundância de mão-de-obra; Retornos crescentes, economias externas e equilíbrios múltiplos; Mercados, competição imperfeita e externalidades; A teoria do crescimento econômico endógeno e a teoria do desenvolvimento clássica numa perspectiva crítica, Comércio internacional, industrialização e desenvolvimento desigual.

 

Métodos Quantitativos (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Otimização Estática; Otimização Dinâmica; Equações Diferenciais de primeira ordem, Equações diferenciais de ordem superior, Tempo Discreto: Equações de diferença finitas de primeira ordem. Tempo Discreto: Equações de diferença finitas de ordem superior; Cálculo de variação; Teoria do controle ótimo.

 

Microeconomia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Teoria do consumidor; teoria da firma e dos custos; Equilíbrio Parcial; Equilíbrio Geral; Economia do Bem-Estar; Falhas de Mercado; Comportamento Estratégico: Teoria dos Jogos e Estruturas de Mercado.

 

Microeconomia II (60 horas, 4 Créditos)*

Ementa: Escolha sob Incerteza; Informação Assimétrica (Moral Hazard, Seleção Adversa,Screening, Teoria dos Contratos e Incentivos, Problema do Agente-Principal); Equilíbrio Geral; Economia do Bem-Estar; Falhas de Mercado (Bens Públicos e Externalidades).

 

Seminário de Dissertação (15 horas, 1 Crédito)

Ementa: Apresentar aos alunos os elementos básicos de metodologia científica bem como técnicas específicas para a pesquisa em economia. Na disciplina espera-se que os alunos produzam um projeto de Dissertação.

 

* Disciplina Obrigatória para o Doutorado

** Disciplina Obrigatória para os Bolsistas

 

Disciplinas Optativas

 

Agricultura, Território e Desenvolvimento (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: O Papel da Agricultura no Desenvolvimento Econômico. Agricultura e Indústria no Sistema Internacional. Regimes alimentares. Desenvolvimento rural territorial. Organização dos Mercados Agrícolas no Brasil. O debate teórico sobre inovação e modernização na agricultura. Adoção tecnológica em uma perspectiva sistêmica da agricultura.

 

Desenvolvimento Econômico (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo apresentar uma ampla visão acerca das diferentes abordagens sobre desenvolvimento econômico dentro da ciência econômica. Assim, parte-se inicialmente da configuração do escopo de seu objeto e agenda de pesquisa atual sobre desenvolvimento econômico. São apresentadas as principais contribuições das abordagens tradicionais acerca do desenvolvimento econômico, bem como dos modelos de crescimento econômico. É dada ênfase as questões relativas à desigualdade de renda e riqueza, pobreza e meio ambiente.

 

Desenvolvimento Econômico II (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Teoria do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. Abordagens Latino-americanas do subdesenvolvimento e Desenvolvimento no Brasil. Abordagens contemporâneas sobre desenvolvimento: sistemas nacionais de inovação e economia evolucionária; instituições e desenvolvimento; desenvolvimento endógeno, redes e capital social; desenvolvimento humano e a abordagem das capacitações.

 

Desenvolvimento e Teorias Urbanas Contemporâneas (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Desenvolvimento e Urbanização: antecedentes e perspectivas. A Economia urbana e a ciência regional. A Economia política da urbanização. A crítica pós-moderna das teorias urbanas. Discursos contemporâneos sobre a pós-metrópole. Debates atuais sobre o processo de urbanização e metropolização no Brasil.

 

Desenvolvimento Territorial e Dinâmica Urbana na Amazônia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Espaço, Território e Região: construção de conceitos fundamentais. Desenvolvimento, Território e Espaço Urbano. Urbanização e Fronteira. Dinâmica urbana e Grandes projetos na Amazônia.

 

Econometria (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Modelo clássico de regressão múltipla: especificação e estimação; Inferência e predição; Multicolinearidade; Heterocedasticidade; Autocorrelação; Erros de Especificação, Autorregressão e Equações Simultâneas. Introdução à regressão com variáveis defasadas; Introdução à modelos de séries temporais; Introdução à modelo de dados em painel; Introdução à modelos com variáveis dependentes discretas/ Variáveis Dummies.

 

Economia Amazônica (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: A inserção da Amazônia no mercado nacional e mundial. A política de desenvolvimento regional na Amazônica. A transformação da estrutura socioeconômica regional. A crise do Estado brasileiro e o fim da política de incentivos fiscais. A perspectiva de desenvolvimento brasileiro e amazônico frente à globalização econômica.

 

Economia Brasileira (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Antecedentes à industrialização brasileira; 2. A formação do pensamento econômico brasileiro; 3. A industrialização brasileira (1930-1964); 4. A ação do estado na industrialização e no desenvolvimentismo; 5. Política econômica nos governos militares: do milagre à crise; 6. Crise da economia e do estado desenvolvimentista nos anos 1980; 7. Reestruturação, abertura e desnacionalização da economia brasileira nos anos 1990-2000. Levar os mestrandos a discutir o pensamento econômico brasileiro que fundamentou as políticas públicas a partir de 1930; discutir as próprias políticas públicas e seus resultados.

 

Economia Industrial (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Críticas a Teoria Neoclássica da Firma-Percurso Teórico da Economia Industrial; Teorias da Determinação do Preço pelo Custo Médio e Modelos de Barreiras a Entrada; Teoria Evolucionária; Teoria dos Mercados Contestáveis; Teoria dos Custos de Transação; Reestruturação Produtiva/ Arranjos Produtivos Locais; Medidas de Concentração; Políticas Industriais.

 

Economia, Instituições e Meio Ambiente (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Histórico e marcos normativos da questão ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Estratégias empresarias em face da questão ambiental; Consumerismo Verde: Economia Verde e Economia do Clima.

 

Economia Política da Dinâmica Agrária na Amazônia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Teoria da Regulação Francesa. Paradigmas do Capitalismo Agrário. Capitalismo e Campesinato. Economia Camponesa nas Fronteiras do Capitalismo. Modernização Conservadora e Dinâmica Agrária no Brasil e na Amazônia.

 

Instituições e Desenvolvimento (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Teorias de População, Tecnologia e Meio-Ambiente: Boserup, Malthus e Von Thunen; Recursos Comuns e Ação Coletiva: A Tragédia dos Comuns; Economia Moral vs Racional; Intensificação e a Evolução de Sociedades Complexas; Ambiente e Política da Globalização; População, Tecnologia, Organização Social e Recursos Naturais; Ecologia Política da Crise da Biodiversidade e Aquecimento Global; Evolução do pensamento na ecologia humana e política.

 

Lógica da Ação Coletiva, Instituições e Desenvolvimento Sustentável (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: O velho e o novo institucionalismo. As instituições como as regras do jogo social: Douglass North e Mancur Olson. As instituições como "social players": as ideias de Oliver Williamson. Ação econômica e estrutura social. As instituições como o campo do jogo social: as ideias de Ostrom e Putnan. Análise de redes sociais. As instituições e o debate sobre desenvolvimento sustentável.

 

Metodologia da Economia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Filosofia da ciência do círculo de Viena à sociologia do conhecimento científico. Primeiras abordagens da metodologia da economia: methodenstreit, Robbins, Machlup e Hutchison. O positivismo e instrumentalismo de Friedman. Abordagens clássicas alternativas ao mainstream: Karl Marx e a crítica da economia política, Thorstein Veblen e o institucionalismo. Abordagens contemporâneas: retórica, realismo em Mäki, realismo crítico, millianismo de Hausman, pluralismo de Caldwell, pluralismo heterodoxo. Avanços recentes na metodologia da economia.

 

Métodos Computacionais em Economia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: As bases de dados Disponíveis para a pesquisa em Economia; As ferramentas de análise e os padrões de organização de dados; Ferramentas e Técnicas de Análise (Conceitos Básicos de Programação e ferramentas de programação); Matlab, R e Stata; Usos e Aplicações dos Softwares.

 

Métodos Quantitativos Aplicados à Análise de Políticas Públicas (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: O Problema do Viés de Seleção. O Modelo de Rubin; A Hipótese de independência condicional. O Suporte comum; Propensity Score; Probit, Logit; Alternativas ao propensity score; Trade-offs em termos de viés e eficiência das estimativas; Sobreposição e Suporte Comum; Qualidade do pareamento; Bootstrapping; Análise de sensibilidade; Análise Multivariada; Programação no STATA e R.

 

Modelagem e Simulação de Sistemas Socioeconômicos Ambientais (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Conceitos Básicos de Modelagem e Simulação, Diversas Abordagens de M/S, Ferramentas de M/S, Problemas de M/S em Economia Strictu Sensu, M/S de problemas da Amazônia.

 

Políticas Econômicas e Desenvolvimento Regional no Brasil (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: A formação do território nacional e o padrão de urbanização brasileiro. A questão regional no Brasil. As políticas de desenvolvimento regional e urbana. O avanço da industrialização e a desconcentração regional. Federalismo no Brasil. A temática urbano-regional na economia nacional no período pós-1990.

 

Trajetórias Tecnológicas e Dinâmica Agrária na Amazônia (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Paradigmas e trajetórias tecnológicas no agrário. Diversidade de agentes e padrões de racionalidades. Modos de Produção, Inovação e Trajetórias tecnológicas. Diversidade Estrutural, concorrência de trajetórias e dinâmica agrária na Amazônia.

 

Teoria do Desenvolvimento Regional e Urbano (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Teorias da Localização. Teorias Urbanas: terciário e centro urbano, renda fundiária urbana. Teorias do Desenvolvimento Regional: teoria da estagnação, ciclo vicioso da pobreza, induções inter-regionais do crescimento, teorias da base de exportação, teorias da polarização. Concentração e desconcentração da atividade econômica no espaço. Teorias regionais do ciclo do produto. Sociedade pós-industrial: espacialização e territorialidade.

 

Teoria Econômica do Meio Ambiente (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Questões ambientais como um problema econômico; Evolução Histórica do Pensamento Econômico-Ambiental; Economia da Poluição; Economia dos Recursos Naturais e Economia Ecológica.

 

Tópicos Especiais em Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Esta disciplina procura discutir temas na fronteira do conhecimento na área de dinâmica agrária e desenvolvimento sustentável que sejam relevantes para o trabalho de professores e alunos participantes desta linha de pesquisa.

 

Tópicos Especiais em  Economia Regional e Urbana (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Esta disciplina procura discutir temas na fronteira do conhecimento na área de economia regional e urbana que sejam relevantes para o trabalho de professores e alunos participantes desta linha de pesquisa.

 

Tópicos Especiais em Economia, Sociedade e Meio Ambiente (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Esta disciplina procura discutir temas na fronteira do conhecimento na área de economia, sociedade e meio ambiente que sejam relevantes para o trabalho de professores e alunos participantes desta linha de pesquisa

 

Valoração Econômica do Meio Ambiente (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: Problemas e Dilemas da Valoração Econômica do Meio Ambiente. Métodos de Valoração, apresentando diferentes Estudos de Caso para o Exterior e Brasil.

 

Teoria da Dependência e Dinâmica de Desenvolvimento em Economias Periféricas Latino-Americanas (60 horas, 4 Créditos)

Ementa: A disciplina objetiva apresentar e aprofundar o Aporte Teórico da Dependência, considerando suas diferentes vertentes. Busca ainda tratar das relações entre as economias periféricas e o Sistema Mundo Capitalista, estabelecendo, ainda, a problematização das condições de manutenção do perfil dependente das economias latino-americanas. O programa incluirá a leitura de autores brasileiros, latino americanos e de outras nacionalidades, encimados por Theotônio dos Santos, Rui Mauro Marini, Fernando Henrique Cardoso, Jaime Osório, Immanuel Wallerstein e Andre Gunder Frank entre outros, sendo base da disciplina a leitura do Livro II de O Capital de Marx e O Imperialismo de V. I. Lenin.

Para mais informações: Anexo